segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jesus Cristo no Candomblé

Olukó Brad de Oxalá


Imagem de Jesus Ressuscitando
            Religiões à parte, Jesus Cristo é respeitado por milhões de pessoas no mundo inteiro. Espíritas, umbandistas, messiânicos; entre outros seguidores de múltiplas doutrinas – o que não significa devoção e, ou submissão.

            Figura que marcou a história da humanidade, Jesus Cristo é visto por muitos como filho de Deus. Espírito divino que encarnou e realizou milagres e pregou a palavra de seu pai – o que deu origem ao cristianismo e ao segundo testamento do livro sagrado dos cristãos: a bíblia.

            Visto que essa figura é respeitada por muitos, mas não necessariamente cultuada – alguns candomblecistas acreditam nele. Essa crença está ligada ao coração e a fé. Mas, será que Jesus Cristo pertence culturalmente falando aos ritos do candomblé?

            Ou melhor... Reformulando a pergunta: será mesmo que o candomblé pertence a Jesus Cristo? Essa é uma indagação que será respondida de forma simples para quem está entrando agora na religião, ou para aqueles que já estão há um bom tempo e ainda não tiveram uma conclusão.

            Jesus Cristo não está inserido no candomblé. Saber sobre a bíblia não é matéria para candomblecista. Por outro lado, é bom saber sobre ela sim, para que a pessoa conheça mais as visões religiosas e algumas questões sociais de hoje em dia decorrentes do cristianismo. Mas, religiosamente falando, os deuses dos candomblecistas são os Orixás, Inkises e Voduns.

            Nada contra ao candomblecista que acredita em Jesus Cristo! Todo mundo tem o direito de acreditar naquilo que bem entender. Mas, só para tirar essa dúvida de quem ainda não sabe sobre a resposta... A introdução de Jesus Cristo ao candomblé nasce no século XVI, lá no Brasil – onde os europeus inseriram aos escravos a chamada Literatura dos Jesuítas – catequizando-os então. Com esse episódio nasce o que conhecemos como Sincretismo Religioso.

            É nessa época que Jesus Cristo passa a ser mesclado por muitos ao candomblé.
            Mas, só para ressaltar... Culturalmente e religiosamente, nada tem haver um com o outro (o que não é uma proibição para quem quer acreditar).

            Então, está aí a resposta para quem tinha a dúvida sobre essa questão.

            Muito axé para todos. Brad de Oxalá.


           



11 comentários:

  1. Respeitar Jesus e Crer nele, a Bíblia diz que até os demônios crêem e estremecem.

    ResponderExcluir
  2. Respeitar Jesus e Crer nele, a Bíblia diz que até os demônios crêem e estremecem.

    ResponderExcluir
  3. Então o candomblé cultua a demônios?

    ResponderExcluir
  4. Então o candomblé cultua a demônios?

    ResponderExcluir
  5. Candomble como toda a Egrégora Espirita prega o caridade e a fraternidade.Paulo nós espíritas não existe o oposto de Jesus Cristo! Existem espíritos que precisam ser orientados por apego as coisas materiais por isto eles precisam de oração pois são espíritos obcessores e que liberar são várias falanges: Os cavaleiros de Arunda;etc...Jesus Cristo caí em meus Búzios assim como seu Pai Deus pois é confirmado pelo pêndulo e pelo Evangelho segundo o Espiritismo.O que acontece é falta de informação. Pois a fé sem caridade é morta. Por isto eu não aceito dinheiro nem peço para ninguém fazer despacho. Quando vejo doença peço para fazer check-up e oração do Arcanjo Rafael; Quando é espíritos obcessores peço para fazer os 21 dias de oração do Arcanjo Miguel e fazer trabalho voluntário. Fraterno Abraço Paulo de Oxossi

    ResponderExcluir
  6. Fábio esse texto foi apenas sobre o Jesus de Nazaré. Não é sobre o deus intolerante que os judeus criaram e que faz parte do antigo testamento, nem é sobre o Jesus igualmente intolerante dos crentes. Crer em Jesus não é religião, seja qual foi a crença religiosa da pessoa, ela pode seguir o que Jesus ensinou, inclusive frequentando uma igreja evangélica.

    ResponderExcluir
  7. DEUS NÃO PRECISA DE TEMPLO, E SIM DE CORAÇÕES, NÃO IMPORTA A RELIGIÃO.
    O QUE IMPORTA É SEGUIR O CAMINHO DO JUSTO E DO BEM.

    ResponderExcluir
  8. Jesus é um exemplo de amor, um amor a toda humanidade e não religião.
    Obrigada pelo esclarecimento.

    Pois quando eu tenho dúvida eu pesquiso.

    ResponderExcluir